Política Antispam - Maxisite

Conheça as Políticas de Combate às Práticas de Spam da Maxisite


Deve-se entender por “política”, uma série de medidas para a obtenção de um fim. No caso, o combate à prática de SPAM. Para tanto, são adotadas as seguintes medidas:


a) MEDIDAS DE INFORMAÇÃO: destinadas a esclarecer não só aos clientes da Maxisite, mas também ao público em geral ‘O QUE É SPAM’ e formas de minimizar acusações de prática de do mesmo. Esses esclarecimentos constam na presente declaração de política;


b) MEDIDAS TECNOLÓGICAS: consistentes do instrumental técnico à disposição dos clientes da Maxisite e que objetivam evitar o recebimento de SPAM, tais como: apelido oculto, confirmação de origem, filtro, lista de e-mails bloqueados, entre outros, bem como a possibilidade de acusação da prática de SPAM (confirmação ativa de cadastro);


c) MEDIDAS REPRESSIVAS: consistentes de disposições contratuais que autorizam a Maxisite a retirar do ar, os sites de clientes que violem o COMPROMISSO ANTI-SPAM, assumido por ocasião da contratação dos serviços Maxisite.


Compromisso Anti-spam da Maxisite e de seus clientes


Em virtude do compromisso com as melhores práticas da Internet e dos órgãos não-governamentais mais influentes da Internet, e seguindo o apelo de seus usuários, a Maxisite manifesta, publicamente, seu compromisso anti-spam. A partir dele, há o comprometimento em dificultar, através de todos os meios e veículos ao seu alcance, a prática de SPAM e a divulgar o repúdio a essa prática, bem como o propósito de impedir que seus clientes a executem. Por isso, todo aquele que se torna um cliente da Maxisite aceita, integralmente e sem restrições, automaticamente, independente da escolha do serviço prestado pela empresa, o compromisso de NÃO PRATICAR SPAM, QUALQUER QUE SEJA SUA MODALIDADE OU MANIFESTAÇÃO. Dessa forma, todos os clientes da Maxisite se obrigam a seguir a norma de repúdio ao SPAM, responsabilizando-se pelo cumprimento da regra.


EM CASO DE VIOLAÇÃO DO CUMPRIMENTO DA POLÍTICA ANTI-SPAM


CASO SEJA CONSTATADO O ENVIO DE SPAM POR ALGUM CLIENTE: A SENHA SERÁ MODIFICADA, A FIM DE PARAR COM O RECEBIMENTO DE E-MAILS INDESEJADOS.


O e-mail para denúncias de SPAM que, eventualmente, tenha sido praticado por cliente da Maxisite é atendimento@maxisite.net


ESTE É O COMPROMISSO ANTI-SPAM FIRMADO PELA MAXISITE E PELOS SEUS CLIENTES. CUMPRÍ-LO E RESPEITÁ-LO É FAZER DA INTERNET UM VEÍCULO DE INFORMAÇÃO MELHOR.


Informações Básicas sobre a Caracterização da Prática de Spam


O que é o SPAM?


SPAM, de forma objetiva, e para efeito do presente compromisso, pode ser definido como o envio de e-mails e/ou de qualquer outro tipo de mensagem eletrônica que motive reclamação de qualquer destinatário do mesmo e/ou de qualquer organismo e/ou indivíduo com funções de combate e repressão à prática de SPAM.

O SPAM não é um meio de propaganda viável, já que ele está forçando a Internet a uma mudança nos regulamentos de uso do sistema de e-mails e, evidentemente, aumentando suas restrições e punições contra as empresas que praticam SPAM.

Sempre que verificar a ocorrência do SPAM, denuncie. Trata-se de uma prática exponencialmente negativa para a internet e a denúncia é o único modo de combatê-la.


Porque SPAM é um problema?


Sabe-se que a internet é um gigante banco de dados e informações muito úteis a todos que a utilizam, além de extremamente dinâmica e complexa, em virtude de sua dimensão. Nesse contexto, o e-mail é um dos componentes mais importantes da Internet, por ser um dos principais meios de comunicação. No entanto, vem se tornando um veículo deteriorado, principalmente através de propagandas indiscriminadamente enviadas sem prévia autorização.

Isso porque exige um elevado uso de espaço para armazenamento das mensagens, sobrecarregando os servidores que administram e transmitem os e-mails, além das redes de comunicação. Soma-se a isso o recebimento, cada vez mais recorrente, de e-mails que são ignorados pelos destinatários que passam, inclusive, a repudiar as empresas que os enviam. Assim, até mesmo comercialmente, o SPAM está se tornando altamente não recomendável.


Instruções Básicas para minimizar Acusações de Prática de Spam


  • Não envie e-mails com mais de 10 destinatários;

  • Não compre listas de e-mails, certamente, isso gerará reclamações de envio de SPAM por seu site;

  • Não envie nenhum e-mail, sobretudo “newsletters”, pressupondo que os destinatários gostariam de recebê-las; a não ser que seja explicitado o pedido para recebimento do seus e-mails de propaganda;

  • Não tenha um campo de ”cadastre seu e-mail” no seu site sem seguir a “Confirmação Ativa” descrita neste documento;

  • Se você tem um programa que cadastra todos os endereços de e-mails das pessoas que enviam perguntas para seu site e usa essa lista para enviar e-mails, certamente, será acusado de SPAM.

Confirmação ativa de cadastro


Para validar o recebimento de e-mail é necessária a realização de um processo, convencionado aqui de "Confirmação ativa de cadastro", que se baseia em forçar um pedido explícito para um visitante se incluir no seu cadastro e garantir, portanto, que você tenha o aceite dele em receber comunicações futuras. Através dele, você evita o risco de ser acusado de SPAMMER por ter aceitado um endereço sem a autorização prévia do dono do endereço.


Como implementar a confirmação ativa?


  • Se existir uma ficha de cadastro de clientes, verifique a existência de um “checkbox”, no qual seja dito, claramente, que o cliente concorda em receber informativos e propagandas do site;

  • Em caso de "Indique um amigo", NÃO o insira em seu cadastro sem prévia autorização; envie um e-mail ao endereço cadastrado, apenas com a informação de que alguém indicou esse endereço de e-mail para continuar recebendo comunicações vindas do seu site, caso desejar realmente receber tais comunicações, deverá responder ao e-mail com algum texto pré-definido;

  • APENAS se você receber tal confirmação, insira o endereço de e-mail em seu cadastro;

  • Guarde o e-mail de confirmação, pois será sua única prova do aceite explícito do visitante em receber seus informativos e propagandas.

Importante: O objetivo desse processo é tentar, de alguma forma, se proteger contra o SPAM, além de transmitir credibilidade, confiança e transparência às pessoas, embora não haja uma garantia de que seu site não será acusado de SPAM.


ATENÇÃO


Havendo denúncia de prática de SPAM por algum cliente da Maxisite, é reservado o direito de exigir, para a manutenção da prestação do serviço, que o site acusado dessa prática utilize OBRIGATORIAMENTE o recurso técnico de “Confirmação Ativa de Cadastro”. Além disso, dependendo unicamente de análise subjetiva da Maxisite, o caso pode ser considerado grave e poderá ser imposta a inutilização da lista de e-mails utilizada pelo site, a fim de garantir que o site não permaneça enviando e-mails potencialmente indesejados para quaisquer endereços.