Jornada do cliente: descubra o que as redes sociais podem fazer por você

O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos tempos, não à toa o marketing digital passou a ter como pilares a empatia e a humanização. Entender que as pessoas não decidem comprar algo de repente fez toda diferença para que as empresas passassem a oferecer uma experiência completa aos seus clientes.

Cada decisão de comprar determinado produto ou serviço é construído de forma gradual, e está inserido naquilo que chamamos de jornada do cliente, ou seja, um caminho percorrido pelo consumidor desde o momento em que ele conhece a sua marca até o momento em que decide fechar negócio. 

Acontece que os consumidores buscam muito mais do que uma compra. Na verdade, eles buscam uma experiência e, muitas vezes, nem se dão conta de que eles têm um problema. O marketing de conteúdo, nesse sentido, é a melhor maneira de educar o seu público e torná-lo consciente dessa necessidade.

As redes sociais são canais excelentes para criar um relacionamento com o seu público-alvo, mas vale destacar que em meio a um mar de promoções e das chamadas ofertas imperdíveis é necessário que haja uma preocupação com o planejamento dos conteúdos para que nenhum esforço seja inútil e seus recursos não sejam desperdiçados. Isto é, imagine que você é o cliente: nesse exato momento você tem uma necessidade ainda desconhecida e vê um oferta imperdível. Qual será sua reação? Certamente você não irá interagir com a publicação, já que você não tem consciência de que aquele produto atende a uma necessidade sua ainda. É fundamental que ela enxergue esse produto como uma solução para dar sequência à ação esperada! 

Podemos dividir as etapas da jornada do cliente em 1: aprendizado e descoberta; 2. consideração da solução; 3. decisão de compra e 4. fidelização. Para cada uma delas há maneiras mais eficazes para se comunicar e conduzir suas ações de marketing! 

Funciona mais ou menos assim: primeiro o consumidor tem uma curiosidade ou dúvida; depois essa curiosidade ou dúvida faz com que ele desperte para um potencial problema. Isso gera uma ação: uma busca por palavra-chave no Google que tenha a ver com o que ele procura, por exemplo. Nessa etapa é comum que ele espere por informações que solucionem o seu problema. Depois ele costuma pesquisar quais são as possíveis soluções para essa questão. Na terceira etapa ele já pesquisa as melhores soluções e sabe exatamente o que precisa para solucionar esse problema, mas não acaba por aí. Durante toda jornada cada etapa é permeada de conteúdos voltados para essas necessidades. E tem mais, depois que a jornada de compra é concluída, o trabalho continua com a fidelização de clientes!

Viu como planejar suas ações é essencial para que a sua empresa esteja preparada para atender seus clientes em diferentes fases dessa jornada? Nesse sentido, o trabalho da Gestão de Redes Sociais é a melhor maneira de estruturá-la com estratégia, qualidade e direcionamento! 

Fale agora mesmo com a nossa equipe pelo WhatsApp e saiba como!

Maxisite

Atuando no mercado brasileiro desde 1999, nós da Maxisite.net acreditamos que a comunicação eficaz na era digital, realizada com rapidez e funcionalidade, é capaz de fazer com que a sua empresa atinja o máximo do seu potencial. Contamos com uma equipe altamente treinada e qualificada para o desenvolvimento de uma comunicação integrada, sempre em sintonia com as constantes inovações do meio digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *