Retenção e fidelização de clientes: por que e como chegar lá?

Você com certeza já ouviu falar em retenção e fidelização de clientes, mas pode ser que ainda não use essas estratégias de marketing de relacionamento no seu negócio. Estamos certos? Descubra por que e como usá-las de forma eficiente!


Uma das principais motivações por trás das estratégias de retenção e fidelização está num dado já amplamente conhecido: conquistar um cliente novo é mais caro do que reter um cliente antigo. Além disso, o período atual pede ações inteligentes!

 

Embora uma campanha mais agressiva sobre seu produto ou serviço possa trazer bons resultados, uma estratégia refinada com conteúdos desenvolvidos especialmente para sua base de clientes acaba sendo mais eficiente. Aqui vale ressaltar que as duas são bem-vindas e dependem do seu objetivo comercial. Em contrapartida, quando falamos de fidelização é importante ter em mente que a criação de conteúdos de topo, meio e fundo do funil são muito usadas e dão certo. Dessa forma, não importa se o cliente acabou de adquirir um produto no seu site, como casaco para o inverno, por exemplo; ele pode e deve ser educado para entrar no funil de vendas similares, como cachecóis e gorros, por um custo de aquisição irrelevante em relação ao de um novo prospect. 

 

Conteúdo é imprescindível, disso todo mundo sabe. No entanto, trabalhar com o marketing de conteúdo não é a única forma de reter e fidelizar clientes. O trabalho de fidelização pode ocorrer por meio de programas de pontuação e fidelidade, que têm por objetivo oferecer ações promocionais assim que o cliente completa uma cartela de pontos. Hoje em dia, além das opções convencionais, como o cartão impresso, existem soluções incríveis e inovadoras. É o caso do Cartão Fidelidade Digital, um programa de pontos oferecidos diretamente na tela do celular do cliente, sem risco de perda, estrago ou esquecimento na carteira.

 

Outras formas de reter e fidelizar clientes 

 

– Automatize seus processos: pense digital;

– Tenha uma boa comunicação;

– Construa um atendimento único e personalizado;

– Confira valor à sua oferta;

– Esteja presente depois da venda;

– Ofereça promoções imperdíveis!

 

Por que fidelizar clientes?

 

– Cliente fiel compra de novo;

– Indicações são constantes e espontâneas;

– O valor gasto por compra tende a ser maior;

– A receita do seu negócio se torna previsível;

– Você recebe um feedback honesto e preciso 

 

Outra dica bem-vinda é usar a automação! Sua origem vem da palavra ‘automatização’, que significa a execução automática de tarefas sem intervenção humana, desde o processo mais simples até o mais complexo. 

 

A automação surge como uma solução para negócios que precisam otimizar seu tempo na hora de manter a gestão em dia, conquistar novos clientes e, consequentemente, aumentar o faturamento da empresa. 

 

Considerando a intensa evolução da tecnologia de informação e comunicação, uma alternativa que pode ser usada, tanto na prospecção como na fidelização de clientes, é a criação de aplicativos mobile. Essa solução pode aproximar a sua marca dos seus clientes, oferecer controle total do seu negócio, informá-los sobre promoções e por aí vai, as possibilidades são infinitas!

 

Agora que você já sabe por que e como usar as estratégias de retenção e fidelização de clientes é hora de colocá-las em prática! Fale com a nossa equipe agora mesmo: https://api.whatsapp.com/send?phone=5524992239408 


Maxisite

Atuando no mercado brasileiro desde 1999, nós da Maxisite.net acreditamos que a comunicação eficaz na era digital, realizada com rapidez e funcionalidade, é capaz de fazer com que a sua empresa atinja o máximo do seu potencial. Contamos com uma equipe altamente treinada e qualificada para o desenvolvimento de uma comunicação integrada, sempre em sintonia com as constantes inovações do meio digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *