Vendas sazonais: aposte nessas dicas e chegue mais longe

Você já deve ter ouvido falar que o ano só começa depois do Carnaval, não é verdade? As vendas sazonais são diretamente influenciadas pelos ciclos do mercado, que podem oscilar desde fatores como horário e datas comemorativas até a estação do ano. Independente disso, é fundamental mapeá-los, adaptando suas ações para gerar  oportunidades de negócio!

A sazonalidade nas vendas é diferente para cada tipo de segmento. Em papelarias, por exemplo, as vendas crescem na época de volta às aulas. Restaurantes, lanchonetes e padarias costumam observar sazonalidade nas vendas de acordo com o horário. Já para os lojistas, as vendas ligadas às datas comemorativas têm grande importância. 

Para começar, o melhor caminho é coletar os dados do último ano e definir suas metas de vendas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. Dessa forma, é possível assegurar que as suas chances de negócio sejam reais! 

Como chegar mais longe?

1 – Planejando com antecedência 

Ter tempo para desenvolver suas ações e treinar sua equipe são medidas providenciais para realizar vendas sazonais! Além disso, ao planejar com antecedência você poderá definir, por exemplo, em quais períodos o seu time comercial precisará de mais esforço na hora de vender seus produtos e/ou serviços. Em meses de baixa nas vendas, por sua vez, uma dica é investir no treinamento de pessoal.

2 – Fazendo ofertas criativas

A maior vantagem de fazer vendas sazonais é ter bastante margem para criatividade. Em outras palavras, isso quer dizer inovar na abordagem e nas ofertas, além de trabalhar com a atração de clientes. Não estamos falando aqui apenas de enfeitar a vitrine, o balcão ou a loja de maneira geral, mas sim da necessidade de uma visão mais estratégica. Como assim? 

– Treinando sua equipe de vendas e atendimento;

– Incentivando as compras com ofertas por tempo limitado, condições especiais e facilidades de pagamento;

– Estimulando a recompra.

3 –  Preparando sua logística

Se você quer chegar mais longe com as vendas sazonais é importante preparar sua logística. Um exemplo disso é garantir que o produto oferecido no seu e-commerce esteja disponível em estoque e a entrega seja feita no prazo. Situações como problemas de pagamento, defeitos, dificuldades para efetuar trocas, produtos extraviados, entre outras situações, precisam ser evitadas! 

Você sonha em vender pela internet investindo pouco? Solicite já seu orçamento e aproveite toda e qualquer oportunidade de venda: https://www.maxisite.net/ 

 

Maxisite

Atuando no mercado brasileiro desde 1999, nós da Maxisite.net acreditamos que a comunicação eficaz na era digital, realizada com rapidez e funcionalidade, é capaz de fazer com que a sua empresa atinja o máximo do seu potencial. Contamos com uma equipe altamente treinada e qualificada para o desenvolvimento de uma comunicação integrada, sempre em sintonia com as constantes inovações do meio digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *